Ciências sociais

No Twitter, alimentos veganos são os mais associados à hashtag alimentos saudáveis

A hashtag mais comumente usada em conexão com a hashtag alimentos saudáveis (#healthyfood) é a #vegan, que se refere à alimentação vegana. Essa foi a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Tcheca de Ciências da Vida, situada em Praga, capital da República Tcheca. Com o objetivo de identificar o principal tema associado à alimentação saudável na rede social Twitter, eles analisaram mais 666 mil mensagens (tweets) postadas por cerca de 168 mil usuários da rede, entre 2019 e 2020. Para eles, o resultado pode indicar que a saúde é um dos principais fatores que motivam o interesse pelo veganismo.

De acordo com os autores, esse tipo de pesquisa tem grande importância em muitas áreas, pois “entender a comunicação das pessoas nas mídias sociais é essencial para entender suas atitudes, experiências, comportamentos e valores”. Eles explicam que, por exemplo, na área de alimentos, estudos já analisaram dados de redes sociais no contexto de mercados agrícolas, alimentos orgânicos, escolhas alimentares de estudantes de graduação e outros.

Segundo projeções, em 2021 mais da metade da população do planeta usará redes sociais. Créditos: PIXABAY.

Atualmente, segundo os autores, as redes sociais são utilizadas por cerca de 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo. Eles acrescentam que, segundo projeções, mais de 4,41 bilhões de pessoas usarão as redes sociais em 2025. “Isso indica que aproximadamente 54% da população do planeta usará redes sociais em 2025”, afirmam, com base no tamanho da população global previsto para aquele ano (8.184.437.460 habitantes). Para eles, as redes sociais são, portanto, uma fonte de dados importante.

Os pesquisadores afirmam que, de fato, a comunicação nas redes sociais sobre o tema alimentação pode ajudar a obter uma compreensão mais profunda dos comportamentos e atitudes do consumidor. Eles informam que, de acordo com estudos anteriores, o número de consumidores que se inclinam para dietas veganas e vegetarianas continua a crescer, e que o veganismo exibiu um aumento maior em menor período de tempo.

O estudo apontou ainda uma conexão entre “alimentação saudável” e “estilo de vida saudável”, revelada pela relação entre as hashtags correspondentes a esses termos no Twitter. Os pesquisadores lembram que o “veganismo não é apenas uma dieta, mas também um estilo de vida”, o que “pode ser considerado um envolvimento mais amplo nos aspectos cognitivos e comportamentais dos mundos sociais”.

Com base nessa concepção, eles questionam se o veganismo é visto por esses usuários das redes sociais como “alimentação mais saudável” ou como um modo de vida.  E essa última definição seria aquela que “não se baseia apenas na própria saúde, mas também na proteção da natureza e dos animais, onde as pessoas evitam o uso de animais em qualquer contexto, incluindo alimentação, roupas, esporte e entretenimento”. Para os autores, “esse entendimento é importante tanto em termos de comunicação de marketing dos fabricantes de produtos quanto no entendimento dessas tendências nas redes sociais no campo da alimentação saudável”.

Realmente, os achados encontrados e apresentados nesse trabalho oferecem pistas estratégicas para fabricantes, comerciantes e mercado em geral, pois revelam o crescente aumento do interesse pelo veganismo, bem como sua ampla disseminação. O investimento nessa área é promissor.

O estudo completo, publicado no “International Journal of Environmental Research and Public Health”, está disponível em https://www.mdpi.com/1660-4601/18/7/3815


Referências bibliográficas:

  • Pilar L et al. Healthy Food on the Twitter Social Network: Vegan, Homemade, and Organic Food. International Journal of Environmental Research and Public Health 2021;18(7):3815. Disponível em https://www.mdpi.com/1660-4601/18/7/3815

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