Lista de supermercado vegana

Lista de supermercado vegana

Nesta página, a redação do Veganismo e Ciência compartilha com você uma lista de supermercado vegana. É claro que há muito mais opções veganas no mercado do que as listadas aqui. Porém, esta é a lista que a redatora costuma utilizar como guia quando vai ao mercado, apenas para repor o que estiver faltando em casa – ou compor o necessário para o cardápio da semana. Certamente, ela não compra tudo isso todas as vezes – alguns itens apenas esporadicamente. Para quem não sabe, a redatora é vegana desde 2016 e, como qualquer pessoa que fez a transição para o veganismo, ela foi construindo sua lista com o tempo. Além disso, está sempre atualizando a lista, conforme surgem novidades ou faz novas descobertas.

Entretanto, uma ressalva. Esta lista de supermercado vegana apresenta apenas itens alimentícios. E como você pode ver, não é a lista mais saudável do mundo – tem algumas guloseimas. Ora, porque ninguém é de ferro, muito menos os filhos da redatora, que gostam dos docinhos e besteiras – assim como a própria redatora, é claro. Afinal de contas, não vamos tapar o sol com a peneira. Evidentemente, ela não come só coisas saudáveis. Nada de colocar a culpa nos filhos.

Bom, a lista é ampla e, assim, auxilia na hora de selecionar aquilo que é mais interessante para cada pessoa, seja qual for o critério de seleção – preferências, orçamento, disponibilidade e por aí vai. Esperamos que esta lista de supermercado vegana – que atualizaremos com o tempo – seja-lhe útil!

O “arroz com feijão” da nossa lista de supermercado vegana

Primeiramente, vamos aos itens mais comuns nas refeições principais – almoço, jantar.

  • Arroz integral, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha seca, macarrão integral (sem ovos), quinoa, milho para pipoca, proteína de soja moída, farofa.
  • Azeite e óleo de canola ou girassol, óleo de coco, vinagre de maçã.
  • Alho, cebola, tomate, folhas de louro, orégano, pimenta do reino, páprica, canela em pó, queijo ralado vegano.
  • Batata, couve manteiga, brócolis, alface, pimentão, espiga de milho, cogumelo shitake.
  • Azeitona, ervilhas, milho e palmito em conserva, molho de tomate, sal light.

Café da manhã, lanche de qualquer hora e sobremesas

Em segundo lugar, vamos àqueles mais consumidos no café da manhã, lanches e sobremesas.

  • Aveia em flocos finos (para o mingau do café da manhã, preparado com leite vegetal, banana em rodelas e canela em pó), linhaça dourada (usada na eventual preparação do pão integral caseiro, feito com farinha integral, que também leva aveia), café, pão integral, manteiga vegana, maionese vegana, geleia de goiaba, gelatina vegana, queijo vegetal.
  • Leite de soja (são muito concentrados – misturando com um pouco de água rendem mais; nosso preferido é o Mais Vita da Yoki), leite de coco para beber Ducoco.
  • Farinha branca, farinha integral, fermento em pó, fermento biológico seco, extrato ou essência de baunilha, bicarbonato, açúcar demerara, adoçante stevia.
  • Castanhas de caju, castanhas do Pará, amêndoas, nozes e amendoim.
  • Banana, maçã, uvas, abacate, manga, morango, tangerina, pera.
  • Flan (o da Dr.Oetker é vegano e então basta misturar com qualquer leite vegetal para preparar uma sobremesa deliciosa, fácil e rápida), bolacha de maisena integral, chocolate em pó 33% cacau, chocolate meio amargo para derreter (sem leite), biscoito wafer sem leite, picolé ou sorvete (Mondo, Magnum Vegano ou Ben e Jerry’s vegano).

Congelados vegetais

Antes de mais nada, é bom esclarecer que muitos destes produtos incluídos nesta seção – a dos congelados – podem ser facilmente preparados com ingredientes de baixo custo, tais como, por exemplo, proteína de soja e farinha. Dessa maneira, saem muito mais barato. Mas seguem algumas opções, todas vegetais e veganas, é claro, para quem preferir comprar pronto: hamburger, kibe, nuggets, filé de peixe, almôndegas, pão de queijo.


Cursos Recomendados:

Livros e Ebooks: