Dieta vegetal reduz risco de câncer de mama
Ciências da saúde

Dieta vegetal reduz risco de câncer de mama

Dieta vegetal e saudável reduz o risco de câncer de mama, especialmente o tipo mais agressivo. Esta foi a conclusão de um estudo americano que envolveu mais de 168 mil enfermeiras, cujos dados foram coletados entre 1984 e 2017. Tal estudo faz parte de uma pesquisa maior, intitulada Nurses’ Health Studies (NHS) – Estudo sobre a Saúde dos Enfermeiros –, uma das maiores investigações científicas do mundo sobre fatores de risco para doenças crônicas em mulheres. O NHS é uma referência internacional de grande importância na elaboração de guias e recomendações sobre saúde pública. Os resultados da pesquisa sobre câncer de mama e dieta vegetal foram publicados na revista científica americana Cancer Research.

Como era de se esperar, na comparação entre dieta à base de plantas e dieta que inclui alimentos de origem animal, os resultados mostraram uma associação entre a dieta vegetal e menor risco de câncer de mama. Entretanto, os pesquisadores compararam também o tipo de dieta vegetal. Para isso, dividiram o padrão de dieta vegetal entre versão saudável e versão não saudável. A versão considerada saudável foi aquela composta predominantemente por alimentos como grãos inteiros, frutas, verduras, nozes, leguminosas, óleos, chá e café. A não saudável foi a que incluía maior consumo de sucos e bebidas adoçadas, grãos refinados, batatas fritas e doces.

Conforme mostraram os resultados, a versão saudável da dieta à base de plantas pode reduzir o risco de câncer de mama, sobretudo aqueles tipos de câncer que têm maior probabilidade de se tornarem tumores agressivos e, portanto, mais mortais.


Referências bibliográficas:

  • Romanos-Nanclares A et al. Healthful and unhealthful plant-based diets and risk of breast cancer in U.S. women: Results from the Nurses’ Health Studies. In: Proceedings of the American Association for Cancer Research Annual Meeting 2021. Philadelphia (PA): AACR; Cancer Res 2021;81(13_Suppl):Abstract nr 837. Disponível em https://cancerres.aacrjournals.org/content/81/13_Supplement/837

Banner Página Livros 3

Cursos Recomendados:


Livraria Vegana


Comentários