Ciências da saúde

Revista Fapesp cita benefícios da dieta vegana

De novo, a revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) cita benefícios da dieta vegana. A menção aconteceu em uma matéria publicada pela revista sobre um estudo financiado pela instituição (FAPESP).

Tal estudo mostrou que “reduzir o consumo de proteínas pode ajudar a controlar a síndrome metabólica”. Esta síndrome se refere a “um conjunto de condições – entre elas hipertensão, nível elevado de açúcar no sangue, acúmulo de gordura em torno da cintura e colesterol alto”. Esse quadro “aumenta o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes”.

O foco desse estudo específico não foi a alimentação vegana. Entretanto, na matéria, os autores declaram saber “que uma dieta vegana tem se mostrado positiva para casos de síndrome metabólica”. Eles se baseiam em dados extraídos da literatura científica, sobretudo de um artigo publicado em 2017 na revista Nutrients.

De fato, inúmeros estudos mostram que a dieta vegana emagrece, bem como trata e previne doenças cardiovasculares, como hipertensão e diabetes. Com isso, previve a síndrome metabólica.

Matéria anterior do Veganismo e Ciência mostrou que realmente a alimentação vegana previne a síndrome. A matéria se baseou em artigos publicados em 2020 e 2022, nas revistas científicas “Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity” e “Nutrients”.

Leia mais:

Dieta vegana promove perda saudável de peso
Alimentação vegana e longevidade


Links para cursos:


Comentários