O selo de produto vegano da SVB

O selo de produto vegano da SVB

O selo de produto vegano é uma certificação concedida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).  Atualmente, essa certificação se destina a alimentos, cosméticos, vestuário e produtos de higiene e limpeza.

O selo vegano é seguro e reconhecido em todo território nacional.

Uma vez que a SVB concede o selo para o produto em si e não para a marca ou empresa, qualquer fabricante tem o direito de solicitá-lo. Por isso, ele é fornecido a produtos de empresas que não são 100% veganas.

Tal iniciativa serve de incentivo para empresas que desejem incluir produtos veganos em sua linha de produtos. Isso amplia as opções veganas, o mercado vegano e ainda estimula os produtores a considerarem a possibilidade de fabricar exclusivamente produtos veganos.

De fato, muitas empresas já optaram por seguir esse caminho.

Critérios para que uma empresa possa receber o selo de produto vegano

Para receber o selo de produto vegano, o produto deve atender a três critérios:

  • não ter ingredientes de origem animal;
  • não pertencer a empresa que testa produto finalizado em animais;
  • não pertencer a empresa cujos fornecedores testam os ingredientes em animais.

Sendo assim, o selo garante ao consumidor que o produto realmente não inclui nenhum produto de origem animal, nem mesmo em seus processos de fabricação e desenvolvimento. Assegura ainda que nem o produto nem os ingredientes que o compõe são testados em animais.

Desde a criação do selo em 2013, a SVB já certificou, até o momento, mais de 3050 produtos que, portanto, receberam o selo de produto vegano. Com isso, já avaliou mais de 600 fabricantes e fornecedores, bem como analisou mais de 4500 ingredientes.

Como a SVB realiza a avaliação dos produtos?

Quem avalia os produtos é uma comissão de colaboradores da SVB, com o auxílio de parceiros, organizações e especialistas. Esse grupo realiza verificação documental da composição dos produtos e ainda uma extensa análise do processo de desenvolvimento e fabricação. Isso inclui, se necessário, contato com fornecedores da empresa responsável pelo produto, análises laboratoriais e visitas à planta de produção.

Para possibilitar todo esse trabalho e assegurar um processo de certificação de alta qualidade e confiabilidade, as empresas que submetem seus produtos a análise efetuam o pagamento de taxas.

Produtos que apresentem apenas resíduos de ingredientes de origem animal podem receber selo de produto vegano

Produtos que contém em sua composição resíduos (traços) de leite ou de outros produtos animais, que não foram adicionados intencionalmente, podem obter a certificação.

A presença desses resíduos pode ocorrer quando os produtos, no processo de fabricação, compartilham certos equipamentos com produtos que possuem ingredientes de origem animal (contaminação cruzada). Por isso, quando encontrados, esses resíduos se apresentam em quantidades desprezíveis.

Se a SVB não adotasse essa postura, não conseguiria atribuir o selo de produto vegano a empresas que também fabricam produtos que possuem ingredientes de origem animal. Desse modo, não teria oportunidade de incentivar os produtores a incluir produtos veganos em sua linha.

Por essa razão, a certificação não garante a ausência de quantidades ínfimas de leite ou de outros ingredientes de origem animal. Esse esclarecimento é importante porque mesmo essas quantidades desprezíveis podem colocar em risco consumidores intolerantes ou alérgicos. O selo vegano não é, portanto, garantia de segurança para esses consumidores.

Benefícios da certificação

De acordo com a SVB, o selo de produto vegano oferece, pelo menos, os seguintes benefícios consumidores e empresas:

  • para o consumidor, maior facilidade e segurança na hora de identificar produtos veganos, sem a necessidade conferir os rótulos das embalagens;
  • para a empresa, mais segurança ao atestar que seu produto, mesmo considerando a cadeia de produção, é de fato vegano, bem como maior probabilidade de venda e ainda divulgação do produto nos canais e eventos da SVB;
  • e para a causa animal, o incentivo ao desenvolvimento e qualificação das cadeias de fornecimento de insumos para indústrias no que diz respeito a produtos veganos, e ainda “a divulgação do conceito ‘vegano’ em milhares de pontos de venda ao redor do país”.

Como solicitar o selo de produto vegano

Para submeter o produto à certificação, o fabricante deve:

  • enviar os nomes dos produtos e as respectivas composições para selo@svb.org.br e aguardar alguns dias para receber o contato sobre o orçamento, bem como instruções sobre a próxima etapa;
  • enviar as informações e documentos solicitados nesse contato, que serão analisados em um prazo entre 30 e 90 dias (se houver necessidade de documentos ou esclarecimentos adicionais, a empresa é comunicada e um novo prazo estabelecido);
  • aguardar a aprovação.