Um quarto das veganas não toma B12
Ciências da saúde

Um quarto das veganas não toma B12, diz estudo

Estudo mostrou que um quarto das mulheres veganas em idade reprodutiva não toma suplementos de vitamina B12. Conduzido por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, o estudo foi realizado com 1530 veganas com idades entre 18 e 44 anos. Para recrutar as participantes, os pesquisadores utilizaram grupos sobre veganismo do Facebook. Os resultados foram publicados na revista científica Public Health Nutrition.

De acordo com a publicação, um quarto das participantes do estudo não tomava suplementos de vitamina B12 havia três meses. Além disso, a suplementação inadequada ou falta de suplementação foi mais comum entre as mais jovens, que possuíam menos de 35 anos.

Os pesquisadores analisaram também a quantidade de vitamina B12 ingerida por meio de alimentos fortificados. Eles concluíram que, em quase 90% dos casos, a quantidade de B12 obtida pela ingestão desses alimentos foi inferior às necessidades diárias. Eles alegaram que, dada a relativa escassez de vitamina B12 em alimentos veganos na Austrália, isso já era esperado. Reforçaram que, para a população vegana, tomar suplementos contendo B12 é a maneira mais eficaz de atingir níveis adequados dessa vitamina.

Para os autores, o fato de as participantes estarem em idade reprodutiva atribuiu uma preocupação adicional. “Não são apenas as próprias mulheres que estão em risco, pois mesmo a restrição de curto prazo na ingestão de vitamina B12, durante a gravidez ou amamentação, tem o potencial de causar efeitos adversos em bebês, não apenas durante o desenvolvimento, mas também ao longo da vida”. Aqui no Veganismo e Ciência, matéria recente tratou da necessidade de suplementação de B12 na amamentação.

Os pesquisadores alertaram ainda que a deficiência de vitamina B12 na gestação pode ocasionar defeitos do tubo neural, nascimento prematuro, deficiência física, intelectual e comprometer o crescimento. “Garantir a ingestão adequada de vitamina B12 é prudente, principalmente para gestantes e mães que amamentam, pois quando a deficiência for detectada, danos neurológicos irreversíveis podem ter ocorrido”. Felizmente, todos esses problemas podem ser evitados com a suplementação adequada.

Para veganos, a suplementação de B12 é essencial em todas as idades. Alguns riscos da falta desse nutriente já foram abordados aqui no Veganismo e Ciência. Considerando a relevância do tema, essa pauta é recorrente.

Diversos estudos mostram que veganos não estão efetuando a suplementação de B12 adequadamente. Esse fato aponta a necessidade de conscientizar a população vegana sobre a importância da suplementação. Afinal, o consumo de alimentos fortificados pode não proporcionar a ingestão de B12 em quantidades suficientes para atender as necessidades diárias.


Referências bibliográficas:

  • Benham AJ et al. Intake of vitamin B12 and other characteristics of women of reproductive age on a vegan diet in Australia. Public Health Nutr. 2021 Apr 20:1-28. Disponível em https://doi.org/10.1017/S1368980021001695

Cursos Recomendados:

Livros e Ebooks:


Comentários