Dieta vegana melhora saúde do fígado
Ciências da saúde

Dieta vegana melhora saúde do fígado, diz estudo

Uma dieta vegana melhora a saúde do fígado, especialmente em quem tem doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ou doença gordurosa do fígado. É o que apontaram os resultados de estudo conduzido por pesquisadores do Hospital da Província de Shadong, da Faculdade de Medicina de Shandong e do Hospital da Faculdade de Medicina de Pequim, China. Participaram do estudo mais de 11 mil indivíduos com doença hepática gordurosa não alcoólica, dos quais mais de nove mil eram homens. Eles foram acompanhados por quase dois anos (21 meses). Os resultados da pesquisa foram publicados na nova edição da revista científica Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy.

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é mais conhecida como doença gordurosa do fígado. Trata-se de uma condição em que ocorre infiltração de gordura no fígado (chamada esteatose). Se não for tratada, ela pode progredir para outras condições ainda mais graves. Uma delas é fibrose hepática, isto é, a formação anormal de tecido cicatricial no fígado, em função das lesões causadas pela gordura acumulada no órgão. Com o tempo, essas lesões podem provocar cirrose hepática, isto é, a destruição do fígado, e até câncer – o chamado carcinoma hepatocelular.

Banner Página Livros 3

Por que a dieta vegana melhora a saúde do fígado?

Como o próprio nome já diz, a doença hepática gordurosa não alcoólica não está relacionada com abuso de álcool. Ela ocorre em indivíduos que não tem histórico significativo de abuso de álcool. Em geral, as causas dessa doença são obesidade, resistência à insulina, diabetes e colesterol alto. A maioria dos indivíduos que apresentam doença gordurosa do fígado tem também diabetes. A obesidade e o diabetes são os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença gordurosa do fígado.

A alimentação vegana ajuda a tratar e a evitar a doença hepática gordurosa por vários mecanismos. Primeiro, porque ela reduz o peso e o índice de gordura corporal, assim como reduz os níveis de colesterol. Em segundo lugar, a alimentação vegana aumenta a sensibilidade à insulina, diminuindo o risco de diabetes e melhorando o estado de saúde de quem já tem diabetes. De fato, os benefícios da alimentação vegana na prevenção da obesidade e do diabetes estão bem estabelecidos em vários estudos científicos. O Veganismo e Ciência noticiou alguns dos mais recentes.

Estudo anterior já havia sugerido a dieta vegana no tratamento da doença gordurosa do fígado

Estudo publicado em março deste ano na revista científica Journal of Gastrointestinal and Liver Diseases (JGLD) já havia apontado evidências de que uma dieta vegana melhora saúde do fígado. Essa pesquisa envolveu 26 participantes que tinham doença hepática gordurosa não alcoólica acompanhados, pelos pesquisadores, por seis meses. Nesse estudo, a dieta vegana mostrou normalizar até mesmo os níveis de enzimas do fígado. Ela promoveu ainda outros benefícios, como aumento da ingestão de antioxidantes (substâncias que combatem radicais livres) e melhora da microbiota intestinal – que é benéfica para as enzimas hepáticas. Reduziu ainda o peso corporal. Com base nos resultados do estudo, os autores apontaram a dieta vegana como tratamento eficaz na doença hepática gordurosa não alcoólica, de preferência quando combinada com aumento da atividade física.

A publicação referiu a declaração da Academia Americana de Nutrição e Dietética. Segundo divulgou a Academia, alimentação vegana adequadamente planejada beneficia a saúde, bem como previne e trata certas doenças. Para os autores, “uma dieta vegana pode ser a ‘bala mágica’ capaz de tratar tanto a doença hepática gordurosa não alcoólica quanto as comorbidades cardiovasculares”.


Referências bibliográficas:

Liu J et al. Association Between the Triglyceride–Glucose Index and Outcomes of Nonalcoholic Fatty Liver Disease: A Large-Scale Health Management Cohort Study. Diabetes Metab Syndr Obes 2021;14:2829-2839. Disponível em https://doi.org/10.2147/DMSO.S316864

Chiarioni G et al. Vegan Diet Advice Might Benefit Liver Enzymes in Nonalcoholic Fatty Liver Disease: an Open Observational Pilot Study. J Gastrointestin Liver Dis 2021;30(1):81-87. Disponível em https://www.jgld.ro/jgld/index.php/jgld/article/view/3064


Banner Página Livros 3

Cursos Recomendados:


Comentários