Dieta vegana com soja reduz calores - fogachos
Ciências da saúde

Dieta vegana com soja reduz calores – fogachos

Dieta vegana com baixo teor de gordura e enriquecida com soja integral reduz e pode até eliminar os calores – fogachos – da pós-menopausa. É o que concluiu estudo do Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável de Washington e das Faculdades de Medicina da Universidade George Washington e da Universidade de Utah, Salt Lake City, Estados Unidos. Os resultados foram publicados na revista científica Menopause, da Sociedade Norteamericana de Menopausa.

Participaram do estudo 38 mulheres residentes nos Estados Unidos que sofriam com o mal-estar provocado pelos calores, também conhecidos como fogachos ou ondas de calor, da pós-menopausa. Dezessete delas seguiram uma dieta vegana com baixo teor de gordura. Essa dieta incluiu uma ingestão diária de ½ xícara (86 g) de soja cozida. O regime foi mantido e acompanhado pelos pesquisadores por 12 semanas.

Durante esse período, a frequência e a gravidade dos calores, isto é, das ondas de calor, foram registradas por meio de um aplicativo móvel. Os pesquisadores avaliaram também a qualidade de vida das participantes. Para isso, usaram o Questionário de Qualidade de Vida Específico para Menopausa.

Em 12 semanas, quase 60% das mulheres que seguiram a dieta vegana suplementada com a soja cozida relataram ter ficado livres dos calores de intensidade moderada e severa. Mais 14% observaram pelo menos a redução desses calores durante o período. Sendo assim, apenas 16% do grupo não observou melhora significativa no período observado. De acordo com os resultados, a qualidade de vida das mulheres que seguiram a dieta vegana com soja também melhorou.

A revista Menopause publicou um vídeo em que um dos autores do estudo, o médico Neal Barnard, comenta os resultados da pesquisa. Barnard é professor da Faculdade de Medicina da Universidade George Washington. O vídeo inclui ainda depoimentos de mulheres que participaram do estudo. Assista o vídeo, com legendas em português.

Dieta vegana com soja reduz calores – fogachos – na pós-menopausa, segundo estudo americano publicado na revista Menopause. Assista o vídeo, com legendas em português.

Referências bibliográficas:


Banner Página Livros 3

Cursos Recomendados:


Livraria Vegana

Comentários