Vacina à base de plantas é testada no Paraná
Ciências da saúde

Vacina à base de plantas é testada no Paraná

Os testes com a vacina à base de plantas contra o Covid-19 seguem no Paraná. No Brasil, os testes dessa vacina, que é a primeira vacina contra o Covid-19 à base de plantas do mundo, estão na fase 3 desde maio. O projeto é da biofarmacêutica canadense Medicago e da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK). Segundo o instituto de pesquisa Science Valley Research Institute (SVRI), a expectativa do grupo é a fabricação de aproximadamente 100 milhões de doses até o final de 2021.

A vacina à base de plantas é desenvolvida a partir de uma espécie de tabaco nativa da Austrália (Nicotiana benthamiana). Entre as vantagens da vacina à base de plantas, estão a expectativa de menos efeitos colaterais e características que muito provavelmente resultarão em menor custo de produção. Isto em função de aspectos como, por exemplo, maior facilidade de produção, cultivo da matéria-prima (plantas) e conservação do produto pronto. Em julho, a National Geographic publicou matéria sobre as vantagens dessa vacina à base de plantas.

Em abril, o grupo recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização dos ensaios clínicos no Brasil. Desde então, o grupo vem buscando atingir o objetivo de imunizar 3,5 mil voluntários maiores de 18 anos, saudáveis, que não foram infectados pelo novo coronavírus e nem vacinados.

No momento, o grupo está em busca de voluntários para testar a vacina na cidade de Campo Largo, Paraná, onde os testes estão sendo feitos. Estes são conduzidos pelo instituto de pesquisa Science Valley Research Institute (SVRI), no Hospital do Rocio. Outros centros de pesquisa brasileiros estão realizando os estudos fase 3 da vacina em diversas regiões.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a SVRI, que está recrutando voluntários. No site, o instituto disponibiliza formulário para cadastro de voluntários.


Matérias de outros veículos sobre o assunto:


Leia também Artigos científicos sobre veganismo e dieta vegana: lista em constante desenvolvimento e atualização.


Banner Página Livros 3

Cursos Recomendados:


Livraria Vegana


Comentários