Resistência à insulina e obesidade são problemas cuja adoção de uma dieta vegana pode reverter, segundo a ciência. Uma revisão de estudos científicos mostrou que, em indivíduos obesos, uma dieta vegana realmente reduz a resistência à insulina e ainda o colesterol no sangue. A pesquisa foi publicada na revista científica inglesa Diabetology and Metabolic Syndrome.
E resistência à insulina engorda, daí a ligação entre esta e obesidade.
De acordo com os autores, “a obesidade está associada ao aumento da morbidade [adoecimento] e mortalidade, incluindo aumento do risco de eventos cardiovasculares e aumento do risco de certos tipos de câncer”.
Segundo eles, condições como diabetes mellitus tipo 2, hipertrigliceridemia (excesso triglicerídeos no sangue, isto é, gorduras advindas especialmente da ingestão de carboidratos), doença hepática (do fígado) gordurosa não alcoólica e hipertensão estão associados ao excesso de peso.
“Como cada uma dessas condições está independentemente associada ao aumento do risco cardiovascular e da mortalidade, o controle do peso corporal tem um impacto profundo na saúde”, explicam.
E, de fato, conforme mostra a ciência, a dieta vegana emagrece. Isso ocorre porque os alimentos de origem vegetal têm menor densidade calórica (menos calorias) do que os alimentos de origem animal.
Por que existe relação entre resistência à insulina e obesidade?
A insulina é um hormônio responsável por reduzir a glicemia, isto é, a taxa de glicose no sangue. Esse é o papel do hormônio insulina. Portanto, quando o corpo se torna resistente à ação desse hormônio, evidentemente, a glicemia aumenta.
E o que o corpo faz com essa glicose a mais no sangue? Ele armazena em forma de gordura, o que faz a pessoa engordar.
Por isso, é possível conseguir, com o tratamento da resistência à insulina, perda de peso.
Realmente, os benefícios da alimentação vegana são inúmeros e já estão bem documentados na literatura científica.
Em função disso, a Livraria Vegana (livrariavegana.com.br) já dispõe de uma grande quantidade de guias nutricionais sobre esse tipo de alimentação, muitos deles elaborados por médicos e nutricionistas, além de uma infinidade de livros de receitas.
Referência:
Chen P, Zhao Y, Chen Y. A vegan diet improves insulin resistance in individuals with obesity: a systematic review and meta-analysis. Diabetol Metab Syndr 2022;14(1):114.