Muita gente não sabe, mas a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é, na verdade, vegana. Por isso, ela é também uma sociedade vegana brasileira.
É que muitos veganos ou simpatizantes da causa associam a palavra “vegetariana” com o consumo de ovos e leite. Daí entendem que a SVB, de alguma forma, promove o consumo desses alimentos.
Também associam essa palavra com algo focado apenas na questão da alimentação, que, de certo modo, ignora aspectos que são extremamente caros para o veganismo, como a exploração de animais de maneira geral.
O fato é que nada disso tem a ver com o que a SVB preconiza e defende.
Uma Sociedade Vegana Brasileira
Em primeiro lugar, a SVB atua promovendo, de fato, a alimentação vegana, isto é, realmente livre de produtos de origem animal – que também podemos chamar de alimentação vegetariana estrita.
A organização projeta esse tipo de alimentação “como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa”.
Realmente, em 2021, a SVB lançou o livro “Verdades sobre a indústria de carne, leite e ovos que você precisa saber”, sobre a perversidade da pecuária leiteira e da indústria de ovos.
Lançou ainda o livro gratuito “Leites e Queijos Veganos”, sobre como produzir esses produtos a partir de castanhas, cereais e outros ingredientes vegetais.
Na verdade, a SVB disponibiliza diversos livros gratuitos. Você pode ter acesso a elas, acessando: https://sites.svb.org.br/livros/
No momento, a organização está também divulgando o documentário Órfãos do Leite – uma História sobre Mães e Filhos Invisíveis, sobre mais terrores da indústria de laticínios.
Estas são apenas algumas das tantas iniciativas da SVB pela promoção de uma alimentação vegana.
De fato, a SVB assume como missão a substituição dos alimentos de origem animal pela vegetal não apenas no âmbito individual, isto é, das pessoas.
Ela busca promover essa substituição também no contexto institucional, isto é, junto às empresas e instituições governamentais. Dessa maneira, luta pela ampliação e facilitação do acesso da produtos e serviços veganos.
Atua ainda na produção e difusão de informação de referência sobre fundamentos, viabilidade e benefícios da alimentação vegana. Essa informação impacta profissionais, instituições, formadores de opinião, bem como a sociedade brasileira em geral.
Não à toa, devido ao seu amplo e ativo envolvimento com a causa animal, a SVB foi, inclusive, reconhecida pela Animal Charity Evaluators (ACE), como uma das ONGs mais eficazes do mundo. Sediada nos Estados Unidos, a ACE é uma organização internacional que avalia organizações de defesa dos animais.
Selo Vegano
Aliás, foi também SVB que criou, inclusive, o Selo Vegano, que você já deve ter visto nas embalagens de vários produtos do mercado. Criado em 2013, o Selo Vegano é um programa de certificação que concede a produtos veganos um selo reconhecido nacionalmente. A SVB só concede o selo a produtos que atesta como veganos de verdade. Um desses produtos é o Magnum Vegano.
Porém, um detalhe. Recebem o selo não apenas produtos alimentícios, mas também itens de higiene, limpeza, cosméticos e calçados. Desde que, é claro, sejam, de fato, reconhecidos pela SVB como veganos, isto é, livres de componentes de origem animal.
A SVB concede o selo ao produto em si e não para a empresa fabricante. Isso porque, nem todas as empresas são 100% veganas. Com isso, a SVB incentiva os fabricantes a lançaram mais produtos veganos.
Esse incentivo é fundamental porque várias empresas, ao começarem a oferecer produtos veganos, acabaram optando por se tornar 100% veganas.
Por meio do Selo Vegano, esta nossa sociedade vegana brasileira já certificou mais de 3050 produtos, muitos dos quais você pode conhecer e conferir em https://svb.org.br/selovegano/produtos/
Aqui no Veganismo e Ciência, você encontra um artigo mais detalhado sobre o selo de produto vegano da SVB.
VegAction
A SVB é uma organização sem fins lucrativos. Todavia, evidentemente precisa de ajuda financeira para ampliar o trabalho tão importante que realiza. Por isso, se puder, contribua com a SVB.
Por outro lado, você também pode ajudar usando apenas o seu celular. A SVB tem um programa incrível chamado VegAction, do qual você pode participar e, dessa forma, contribuir imensamente com a causa.
A SVB criou o VegAction para “coordenar ações diretas virtuais”. Quem articula essas ações é o grupo de voluntários da SVB. Conforme explica a organização, as ações funcionam da seguinte forma: “centenas de pessoas envolvidas repostam notícias em suas redes sociais, disparam mensagens e interagem com o objetivo de sermos vistos e conseguirmos passar nossa mensagem principal: o veganismo”.
Quando você adere ao grupo, passa a receber por whatsapp mensagens com instruções detalhadas para interagir por meio das redes sociais e transmitir, com muito respeito, mensagens positivas de promoção do veganismo.
São mensagens que têm, por exemplo, o objetivo de pedir a uma certa empresa, por meio do perfil no instagram, a inclusão de uma #opçãovegana no cardápio. Outras mensagens que pedem assinaturas para alguma petição ou outras ações em defesa dos animais.
É um trabalho voluntário simples, que requer, da sua parte, alguns poucos minutos (ou até segundos, algumas vezes por semana), que tem, por outro lado, um impacto enorme, muito significativo.
A iniciativa desta nossa “sociedade vegana brasileira” vem, de fato, conquistando mais espaço para o veganismo e para proteção dos animais.
Faça parte da VegAction. Você verá que é muito gratificante e fácil ajudar. Acesse: https://sites.svb.org.br/vegaction/
Projeto | Público-alvo |
Segunda sem Carne | Destinado a “quem não é vegetariano e quer dar o 1º passo”. Até mesmo empresas e prefeituras estão aderindo. |
Opção Vegana | Empresas que podem incluir opções veganas entre seus produtos e serviços. |
Selo Vegano | Fabricantes cujos produtos vegano podem receber certificação. |
VEGFEST
Além de tudo isso, é a SVB que realiza o VEGFEST, um dos maiores eventos veganos das Américas. Aliás, vem aí o VEGFEST 2022! Vai ser agora em dezembro, aqui em São Paulo, no Centro de Convenções Anhembi. Não perca! Para saber mais ou se inscrever, acesse: https://vegfest.com.br/#home